top of page

HB Biotech integra programa de aceleração da Suzano Ventures

Prefeitura Municipal de Araraquara

25 de jul. de 2023

Incubada desde 2022 na Incubadora de Empresas de Araraquara a HB Biotech é selecionada entre as seis primeiras para o programa de aceleração de startups no Brasil da Suzano Ventures.

Selecionada entre as seis primeiras, de uma centena de startups inscritas no programa de aceleração de startups no Brasil da Suzano Ventures, a HB Biotech de Araraquara comemora a conquista, o reconhecimento nacional e possibilidades de expansão.

A iniciativa da Suzano Ventures prevê investimentos de R$16,1 milhões em 14 projetos que abrangem a bioeconomia nas áreas de tecnologia florestal, biomassa de eucalipto e embalagens sustentáveis.

Incubada desde 2022 na Incubadora de Empresas de Araraquara, que tem gestão da Unesp em parceria com a Prefeitura, a HB Biotech integra também o programa municipal de aceleração de startups da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

À frente da HB Biotech, o pesquisador Hernane Barud, também docente do PPG em Biotecnologia/Uniara, vislumbra uma grande oportunidade para a empresa se expandir no cenário internacional.

“Nós trabalhamos com celulose bacteriana e vegetal. Recentemente, aplicamos em edital envolvendo o Instituto Senai de Inovação (SP) e a Suzano e fomos aprovados. Em paralelo, para a nossa surpresa, fomos selecionados em um programa de aceleração de startups da Suzano Ventures, para o período de julho a novembro deste ano. Começamos o treinamento com grupo Emerge, contratado da Suzano, que nos auxilia no desenvolvimento da construção do modelo de negócios e do ‘pitch’ para que possamos, ao final, apresentar à Suzano Ventures, com a possibilidade de se tornarem investidores da HB Biotech”, relata Barud.

A pesquisadora associada da HB Biotech e mestranda do PPG em Biotecnologia/Uniara, Vitória Maria Medalha Colturato acrescenta que, além do programa de aceleração da Suzano “a HB Biotech terá acesso ao Cubo, uma instituição parceira do Itaú, que realiza feiras, cursos e facilita a interação com novas empresas e tecnologias”.
Barud conclui que “a Suzano é uma das maiores produtoras de papel e celulose do mundo” e que a Biotech é um startup de base tecnológica, com suporte da incubadora de Araraquara, e o processo de aceleração envolve marketing, escalonamento da produção, expertise internacional e uma grande visibilidade para nossa empresa. O processo de aceleração é global”.

Avanço

Segundo a gerente da Incubadora, Larissa Dias, a inserção da Biotech no programa de aceleração reflete o trabalho Incubadora, que é fomentar as empresas, incentivar o desenvolvimento de projetos e participação em editais. “A conquista da HB Biotech é um grande avanço para o nosso programa de incubação”, enfatiza.

O coordenador da Incubadora, Ricardo Bonotto, ressalta que a HB é uma startup com muito talento e a Incubadora auxilia para qualificar ainda mais o potencial das empresas.
Para o vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Damiano Neto, a gestão do prefeito Edinho incentiva a Incubadora de Empresas e apoia os empreendedores.

“ O primeiro programa municipal de incentivo às novas startups está prestes a cumprir o prazo estipulado e nós iremos abrir um novo edital para os próximos dois anos. A conquista da HB Biotech é uma motivação a mais para os incubadores e novos empreendedores buscarem também editais e parcerias com a iniciativa privada” observou Damiano Neto.

bottom of page