Programa Municipal de Estímulo às Startups tem lançamento nesta sexta

5 de ago. de 2022

Solenidade marcará a entrega do termo de subvenção econômica às empresas que tiveram projetos selecionados

A Prefeitura Municipal de Araraquara realizará nesta sexta-feira (5), no Sest Senat, a cerimônia de lançamento do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador. A ocasião também será marcada pela entrega do termo de subvenção econômica às empresas que tiveram seus projetos selecionados. A solenidade contará com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook.

O programa municipal de estímulo às startups e ao empreendedorismo inovador foi instituído pela Lei nº 10.313, de 22 de setembro de 2021, e baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidas em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O acompanhamento é do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador e a manutenção da iniciativa é feita com recursos advindos do Fundo Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador (FUMESEI).

Seu objetivo é fomentar e gerar conhecimento, inovação, tecnologia e negócios; estimular a criação de ambientes de inovação e estabelecer negócios inovadores; gerar desenvolvimento econômico e social em âmbito local e regional; valorizar a inovação, a diversidade e a sustentabilidade do município; valorizar a humanização, o conhecimento, o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente; e atrair e reter talentos, visando a expansão da geração de conhecimento do município.

As empresas foram selecionadas por meio de edital que teve como propósito inserir o município de Araraquara na tendência mundial de apoio e incentivo às startups e ao empreendedorismo inovador, entendidas como iniciativas produtivas que se diferenciam no aspecto inovador e no potencial de mudar a curva de uma economia, sendo desenvolvidas em condições de extrema incerteza, ao mesmo tempo em que apresentam alta probabilidade de crescimento significativo em pouco tempo.

As empresas selecionadas são:

1) Presense Pesquisa e Desenvolvimento - Spin-off oriunda do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Protocolos em Nanotecnologia. O projeto selecionado tem por escopo a produção de dispositivos sensores de gases de precisão a partir de materiais inovadores de óxidos metálicos semicondutores, inicialmente focando no gás hidrogênio (H2), o que pode evitar grandes prejuízos ao setor.

2) Helianthus Pesquisa e Desenvolvimento de Equipamentos de Esterilização - Criada em 2021 por iniciativa de três engenheiros mecânicos formados pela Unesp-Ilha Solteira com o objetivo de empreender desenvolvendo tecnologias de fácil aplicação e baixo custo que ajudem a melhorar a vida da sociedade. o objetivo do projeto selecionado é a criação de um dispositivo capaz de eliminar biofilmes fúngicos e bacterianos dos ductos de água dos circuitos de hemodiálise com eficácia e segurança.

3) 3D Pharma - Startup de desenvolvimento de produtos para saúde que utiliza tecnologias 3D, com foco na área veterinária. O projeto selecionado tem por escopo o desenvolvimento de um biochip medicamentoso, biodragradável, para administração subcutânea em pets.

4) NPSmart - Aberta em 2020, com foco na deterioração de frutos cítricos durante o período de transporte na exportação. O projeto selecionado neste edital busca desenvolver um sanitizante nanoestruturado biodegradável e seguro à base de produtos naturais, em que os componentes ajam de forma sinérgica, inibindo o crescimento microbiano de patógenos comumente encontrados na pós-colheita de frutos cítricos. O alvo desta proposta é a diminuição ou completa eliminação da bactéria causadora do cancro cítrico.

5) HB Biotec - Spin-off da empresa Biosmart Nanotechnology, foi fundada em 2021, com o propósito de transformar microorganismos em bioprodutos. O projeto selecionado consiste no desenvolvimento em escala industrial da membrana de celulose bacteriana, um insumos de alto valor agregado, visando atender diferentes mercados, a saber: veterinário, cosmético, farmacêutico, médico e alimentício.

6) L&L Biotech Consult - Iniciou suas atividades em 2020, fruto do desenvolvimento de pesquisas científicas, voltadas à produção de biopolímeros para utilização médica, na Uniara. O projeto selecionado tem objetivo desenvolver um dispositivo adesivo biopolimérico tetracamada para estabilização e liberação controlada de fármacos antibacterianos para tratamento tópico de infecções de pele e tecidos moles e prevenção de infecções de feridas cirúrgicas.

7) Natcrom - Teve sua história iniciada em 2019, quando um grupo de doutores, egressos da Unesp-Araraquara, se reuniram em busca de soluções para a produção de ingredientes ativos a partir do aproveitamento dos resíduos das indústrias processadoras de sucos de manga. O projeto selecionado visa a obtenção ativos botânicos a partir de resíduos da agroindústria para uso como aditivos e conservantes naturais em alimentos e nutracêuticos.

8) Bioclívea Cosméticos e Biotecnologia - Idealizada em 2021 e fundada em 2022, tem como meta desenvolver cosméticos inovadores a partir de nanotecnologia e ativos naturais. O projeto selecionado busca devolver máscaras faciais de celulose bacteriana para tratamento de melasma. Estima-se que de 15 a 35% da população feminina brasileira apresenta melasma, que são manchas escuras na pele de difícil clareamento e tratamento prolongado.

9) Techmip Análises e Soluções Inteligentes - Fundada em 2018 por uma equipe multidisciplinar nas áreas de química e biotecnologia, atua no setor de controle de qualidade de alimentos, controle biológico e desenvolvimento de novas tecnologias. O projeto selecionado destina-se ao desenvolvimento do dispositivo poct, para detecção do quadro evolutivo da infecção por sars-cov-2.

10) Bistrô Animal Alimentação Natural - Fundada em 2016 por tutores de uma cachorrinha com problemas de saúde, ante a realidade de que, no mercado, todas as rações continham componentes alergênicos e prejudiciais à saúde do animal. O projeto selecionado é voltado ao desenvolvimento de um alimento completo congelado para cães em tratamento de obesidade ou sobrepeso, que corresponde a cerca de 25 milhões de cães no Brasil.