nosso programa

Mais de 100 empresas já passaram pelo processo de incubação araraquarense!

Micro e pequenos empreendedores, formalizados ou não. A única exigência é que se apresente uma boa ideia e que resida no município de Araraquara.

O projeto Incubadora de Empresas de Araraquara é um programa de políticas públicas municipal  que  apoia a criação, o fortalecimento e o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos, por meio da oferta de espaço físico, consultorias individuais e coletivas e programas específicos de capacitação. O objetivo do programa é criar ciclos virtuosos de crescimento para as micro e pequenas empresas do município, prospectando e fortalecendo o empreendedorismo local, ascendendo a oferta de postos de trabalho e a melhoria de desempenho dos negócios assistidos. Funcionamos também, como lócus operacional da logística pró-inovação, articulando agentes internos e externos e integrando os três “atores” responsáveis por promover a inovação – governo, universidade e empresa.

A quem se destina o programa

Micro e pequenos empreendedores, formalizados ou não. A única exigência é que se apresente uma boa ideia e que resida no município de Araraquara.

A seguir são listados possíveis categorias de candidatos:
- Empreendedor que tenha um projeto de negócio;
- Pesquisador que tenha um projeto de negócio;
- Micro e pequena empresa em operação;
- Micro e pequena empresa em fase inicial de funcionamento;

Os interessados na incubação podem participar através de duas modalidades de incubação:
Residentes: São empresas constituídas ou em fase de constituição, instaladas na incubadora, que já tenham dominado a tecnologia e o processo de produção e dispunham de capital mínimo que permita o início da operação de seu negócio, passaram pelo processo de seleção e tem acesso ao leque de serviços do programa incubadora;
Associados: empresas que mantém um vinculo contratual com a Incubadora, sem contudo, ocupar um espaço físico. Buscam o desenvolvimento de produtos e processos e o aprimoramento de suas ações mercadológicas. Estas empresas tem acesso à todos os serviços ofertados pela incubadora, exceto módulo para a instalação.

O que oferecemos

 

Oferecemos toda a infraestrutura física e operacional necessários para capacitação do empreendedor para que este supera gargalos tecnológicos e gerenciais identificados nos seus planos de negócios.
Disponibilizamos às empresas incubadas:
• Assessoria na elaboração dos planos de negócios;
• Apoio na elaboração de solicitações para acesso às agências de fomento e investidores privados.
• Capacitação em gestão empresarial;
• Apoio jurídico empresarial, de propriedade intelectual e design;
• Consultoria tecnológica de baixa complexidade;
• Acesso à informações e serviços científicos e tecnológicos
• Infraestrutura de uso compartilhado: salas de apoio e reunião, showroom e biblioteca.
• Participação em missões empresariais, visitas técnicas, feiras e rodadas de negócios
• Facilitamos a interação sistemática entre as empresas e as instituições de ensino e pesquisa;

Instalações

 

A Incubadora de Empresas de Araraquara está instalada em uma área de cerca de 4.000m², cedida para seu uso, localizada na Avenida Jorge Fernandes de Mattos, número 311, no VIII Distrito Industrial de Araraquara.

 

Disponibilizamos 12 box (salas) individuais para abrigar os projetos e/ou empresas incubadas. Estes variam de 40 à 60 m²; sala de coworking e sala de reuniões.